01 de agosto

27/11/20 às 16h50 - Atualizado em 27/11/20 às 16h50

Administração de Ceilândia retira mais de 225 toneladas de lixo e entulho em cinco dias de operação

Desde o dia 23 a 27 de novembro, equipes do órgão realizaram mutirão de limpeza na cidade com a retirada de entulhos, sofás velhos, eletrodomésticos, pneus. A medida visa combater focos do mosquito da dengue.

O combate ao descarte irregular de lixo e de resíduos é realizado diariamente na região administrativa mais populosa do DF, Ceilândia. Desde janeiro, só a Administração local removeu mais de 5 mil toneladas de resíduos sólidos descartados em áreas públicas da cidade. Nesta semana, de 23 a 27 novembro, foram retiradas cerca de 200 toneladas de entulho.

Para o Administrador Regional de Ceilândia, Marcelo Piauí, a intenção do mutirão além de deixar a cidade mais limpa e organizada, também é de eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue. "Áreas de descarte irregular podem causar muitos transtornos à população, ocasionando doenças, além de favorecer a criação do mosquito da dengue. Esperamos que todos possam contribuir e manter o lugar limpo e agradável para a comunidade", ressalta Marcelo Piauí.

A Administração monitora constantemente áreas onde tem ocorrido o despejo irregular de material inservível como restos de obras e móveis velhos, como sofás ou eletrodomésticos. E também realiza diariamente a limpeza nesses locais públicos, além de acionar o DF Legal responsável por aplicar multa nos sujões.

A diarista Edna Ferreira, de 38 anos, moradora na QNO 18, Setor O, diz que a quadra passou por limpeza na semana passada, mas que novamente recebeu entulho. “ É um absurdo pensar que têm pessoas que insistem em sujar a cidade. Não faz dias que o terreno do lado da minha casa passou por uma grande limpeza e, hoje, já amanheceu sujo”, diz indignada a moradora.

O comerciante Francisco das Chagas, morador da QNM 07, em Ceilândia Sul, comenta que a área verde próximo a sua casa foi contemplada com a retirada de lixo, mas espera que à população possa manter o espaço limpo. “ Mesmo com a área verde cercada e com a mudas de árvores, as pessoas jogam lixo no local. Tenho  toda certeza que é alguém de fora, pois quando é de dia, os próprios moradores fiscalizam e não deixa que ninguém jogue lixo no local!, ressalta o ceilandense.

Saiba como destinar seu lixo corretamente:

Lixo comum: de cozinha, de banheiro, etc, devem ser ensacados e colocados para o caminhão recolher conforme horário e dia estabelecidos pelo SLU.

Lixo reciclável: papel, papelão, garrafas, vidros, garrafas pets, latinhas, caixas de leite/de creme de leite, tubos de creme dental, baldes/bacias, sacolas plásticas, entre outros, devem ser estocados separadamente do lixo comum e colocados para a coleta seletiva nos dias e horários indicados pelo SLU ou doados para cooperativas de catadores.

Lixo inservível: roupas, sofás, armários, dentre outros, podem ser doados. Se não houver condições de uso, precisam ser desmontados. As peças de madeira devem ser amontoadas e a coleta agendada pelo 3372-9858 ou podem ser encaminhados para cooperativas.

Pneus: devem ser deixados no ato da troca para que seja dada a destinação adequada. No entanto, podem ser reutilizados para jardinagem evitando o acúmulo de água.

Lixo eletrônico: lâmpadas, computadores, TVs, aparelhos de som, entre outros, deverão ser entregues à loja onde foram adquiridos. O mesmo deverá ser feito com pilhas e baterias, ou descartados em pontos de coletas. Há também cooperativas que trabalham com resíduos eletrônicos, tais como a Recicle a Vida em Ceilândia.