Ceilândia completa 48 anos de história, nesta quarta-feira, dia 27 de março. Para comemorar a data, eventos diversos vão ocorrer ao longo da semana. Além do tradicional corte de bolo, haverá apresentações de grupos locais e campeonatos esportivos, desfile cívico cultural e muito mais.
Na data do aniversário, que será nesta quarta-feira, a programação inclui a Sessão Solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O ato solene é uma proposta da deputada Telma Rufino (Pros) que abrirá a programação de aniversário.
Na Sessão Solene, dois cidadãos ceilandenses serão homenageados. A programação do aniversário será diversificada:
História de Ceilândia
Ceilândia surgiu em 1971, quando mais de 17 mil lotes foram demarcados em uma área de 20 quilômetros quadrados ao norte de Taguatinga, nas antigas terras da Fazenda Guariroba, para a transferência de moradores de invasões. Em 27 de março daquele ano, foi lançada a pedra fundamental da nova região, no local onde está a Caixa D’água.
O nome é inspirado na sigla CEI (Campanha de Erradicação das Invasões). Em 29 de junho de 1975, o Decreto nº 2.943 criou a Administração de Ceilândia, vinculada à Administração Regional de Taguatinga. Em 25 de outubro de 1989, a Lei nº 11.921estabeleceu a nova região administrativa do Distrito Federal.
27/03 – Quarta-feira
Local: Praça da Administração Regional de Ceilândia
28/03 – Quinta-feira
Local: Centro Olímpico de Ceilândia
29/03 – Sexta-feira
Local: Praça da Administração Regional
30/03 – Sábado
Tema: Educação e Crescimento
Local: Avenida em frente à Administração Regional
Local: Praça da Administração Regiona
Local: Praça da Administração Regional
31/03 – Domingo