25 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
25/02/21 às 14h30 - Atualizado em 26/02/21 às 11h08

Administração de Ceilândia reforça ações preventivas durante o período de chuvas

COMPARTILHAR

Administração de Ceilândia reforça ações preventivas durante o período de chuvas

 

Limpeza de bocas de lobo, ampliação da rede de águas pluviais, retirada de lixo e entulho de terrenos públicos e poda de árvores são alguns dos serviços que vêm sendo realizados na região

 

Com o período chuvoso, que historicamente vem atingindo todo o Distrito Federal, a Administração Regional de Ceilândia desde o ano passado tem realizado ações e mutirões na melhoria da infraestrutura da maior cidade do DF.  Diariamente são realizadas operações de limpeza e desobstrução de bocas de lobo, limpeza de áreas públicas e a manutenção de ruas e avenidas com a operação Buraco Zero, podas de árvores, além da recuperação de estradas rurais.

Equipes da Administração Regional, em parceria com a Novacap e o GDF Presente estão diariamente em vários pontos de Ceilândia com ações e serviços de caráter preventivo e emergencial, para atender as demandas e dar mais celeridade às benfeitorias aos cidadãos. 

Desde o ano passado, mais de 5,5 mil bocas de lobo já passaram por limpeza e mais de 5 mil toneladas de lixo e entulho foram retiradas da cidade. Além disso, por dia, são utilizadas cerca de 10 toneladas de massa asfáltica na manutenção de ruas e avenidas da região.

Também foi realizada a ampliação da rede de águas pluviais ao longo da Avenida Hélio Prates. Com a realização dos serviços, as bocas de lobo receptoras têm capacidade de captar um maior volume de águas das chuvas, melhorando as condições de fluência e evitando pontos de alagamento.

A poda de árvores e a retirada de galhos secos ou doentes em ruas e avenidas da cidade também estão sendo realizadas, em parceria com a Novacap e a CEB, quando apresenta risco para pedestres, motoristas ou quando estão próximas da rede elétrica.

O administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, ressalta que as ações de manutenção e prevenção na infraestrutura da cidade são diárias! Ele também alerta que a população também pode ajudar fazendo o descarte correto de lixo. “ Estamos com diversas frentes de trabalho espalhadas pela cidade. Estamos realizando serviços de manutenção e ampliação da rede pluvial para resolver a questão dos alagamentos. Além disso, peço a colaboração da população em não jogar lixo em ruas e avenidas, pois sabemos que o resultado são as bocas de lobo entupidas”, faz o apelo Marcelo Piauí.

Área rural

A área rural de Ceilândia também tem ganhado uma atenção especial. Diariamente equipes da R.A atuam na realização de serviços de nivelamento do solo, construção de bolsões, canaletas e desvios de água pluvial. A operação tem como objetivo garantir e facilitar o escoamento da produção de pequenos agricultores, a circulação dos veículos, o transporte escolar, viaturas e ambulâncias, além do deslocamento dos moradores para a área urbana.

Cuidados

A Administração de Ceilândia orienta a população a tomar alguns cuidados em dias de chuva para evitar transtornos.  Em dias nublados e chuvosos, não é indicado deixar os veículos estacionados próximos a árvores, principalmente as mais antigas. Evitar ficar próximo a redes elétricas quando houver tempestades com raios e trovões. 

Confira as ações nesta semana:

Desobstrução de bocas de lobo na EQNP 11/15, próximo a Via de acesso ao condomínio Cachoeira;

Manutenção de boca de lobo na Via P2- P Norte;

Ampliação de estacionamento e construção de calçada na VIA M3 Sul, em frente ao HRC;

Implantação de meio-fio na Via P2, no P Norte;

Operação Buraco Zero realizada na QNP 24 Setor P Sul, e na quadra QNO 01, 2/4, 06, 13/15 e via 04, no Setor;

Operação Buraco zero realizada na Via N3, Norte;

Poda de Árvore no quadradão da QNP 16, 30, no P Sul, e na Via P2 no P Norte, e na Via M1 Sul;

Pintura externa do Centro Cultural/Biblioteca na QNN 13, em Ceilândia Norte;

Recolhimento de galhos na Via M1 Sul e Norte;

Remoção de entulho e lixo no Setor de Indústria de Ceilândia, na QNQ 01, na EQNM 01/03, 15 e QNN 12, Ceilândia Sul.

Implantação de sinalização horizontal, na Feira da Guariroba;

Recuperação de estrada vicinal no núcleo Rural Alexandre Gusmão Incra –  07 e 09 –  gleba 03;

Recuperação de estrada vicinal no núcleo Rural Lajes da Jiboia

Limpeza dos abrigos de ônibus na Via 02, no Setor O;

                                                                                                                                                                      

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros